

O encontro entre o conhecimento técnico-científico da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e os saberes tradicionais de famílias agricultoras da região da Serra do Brigadeiro (MG) resultaram, em 2024, na Rede Aromas. Com raízes profundas, que mesclam a pesquisa desenvolvida na Universidade e a prática baseada na agroecologia dessas famílias, nasceu um arranjo produtivo que atua com a produção de óleos essenciais, valorizando espécies nativas da região da Serra do Brigadeiro.
Com o apoio das instituições apoiadoras, a Rede Aromas articula ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a valorização de saberes tradicionais e a inovação científica por meio da bioprospecção e do manejo agroecológico.
Trata-se de uma iniciativa transdisciplinar que une diferentes áreas do conhecimento em prol de transformações reais e duradouras nas comunidades envolvidas. Sendo assim, a Rede Aromas trabalha com sistemas agroflorestais que integram o cultivo agrícola com a regeneração ambiental. Essa prática fortalece o solo, preserva a biodiversidade, mantém os ciclos naturais e promove uma relação equilibrada entre pessoas e natureza.
O aproveitamento sustentável da riqueza da Mata Atlântica, com a valorização de espécies nativas em harmonia com o conhecimento científico e tecnológico da UFV, garante óleos essenciais que carregam não apenas qualidade, mas também a essência de um modo de produzir que cuida da vida em todas as suas formas.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é parceira institucional da Rede Aromas e contribui para o fortalecimento da iniciativa por meio da produção de conhecimento científico e tecnológico. A atuação da universidade conecta a pesquisa acadêmica às práticas produtivas, qualifica os processos de cultivo, extração e análise dos óleos essenciais e promove inovação, qualidade e sustentabilidade. Essa parceria une ciência, território e os saberes das famílias produtoras.