SILOE: Ciência, inovação e sustentabilidade

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) sediou entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025 a primeira edição do Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais, o SILOE. Buscando promover o compartilhamento de conhecimentos sobre óleos essenciais e o mercado para este setor, o evento contou com a participação de produtores, pesquisadores, estudantes, empresários, órgãos reguladores e gestores públicos. Esse encontro é fruto da parceria entre a UFV, a RedesFito/Fiocruz e a Epamig, além de também contar com o apoio da Fapemig e da CAPES/SES.

Baseando-se na rica biodiversidade da América Latina e seu potencial para a produção de óleos essenciais, através de uma gama de plantas aromáticas, a ciência e a tradição se encontram no SILOE 2025. A programação do simpósio foi elaborada envolvendo minicursos, palestras,
mesas-redondas, exposições e apresentação de trabalhos - todos abrangendo a cadeia produtiva de óleos essenciais, desde o cultivo, a extração, até o mercado. Temas cruciais sobre o assunto como sustentabilidade, inovação tecnológica e regulamentação também foram amplamente abordados durante o encontro.

A pesquisadora Márcia Ortiz Mayo Marques, que veio de Campinas - SP para prestigiar o simpósio, descreveu sua experiência como maravilhosa, exaltando a programação e a organização por seu conteúdo oferecido. Ela, como muitos outros participantes do evento, relatam como a troca de saberes foi frutífera para todos.

Com isso, a contribuição do SILOE não se limita a discussões sobre óleos essenciais, mas também a integração que ele promove entre pessoas de diversas partes da América Latina.