Nos dias 20 a 22 de agosto de 2025, estivemos presentes no Simpósio Latino-Americano de Óleos Essenciais (SILOE), que teve como propósito a troca de conhecimentos, experiências e conexões a respeito dos óleos essenciais. O evento surgiu de uma parceria entre a UFV, a Fiocruz e a Epamig, juntamente com o apoio da CAPES, Fapemig e diversas redes de pesquisa, associações e empresas do setor.
Esse encontro reuniu pesquisadores, docentes, estudantes, produtores, empresários, representantes de órgãos reguladores e formuladores de políticas públicas, promovendo um ambiente qualificado de diálogo e cooperação. Em um cenário de expansão contínua, impulsionado pela demanda por produtos naturais de qualidade e pela participação da agricultura familiar, o fortalecimento de iniciativas como esta é fundamental para estimular o desenvolvimento sustentável do setor.
A Rede Aromas, como uma importante produtora e contribuinte em saberes relacionados aos óleos essenciais, firmou sua participação no simpósio reforçando o compromisso com a disseminação do conhecimento e fortalecimento do setor. Para marcar essa presença, a instituição contou com um stand completo, cuidadosamente planejado para recepcionar todos os participantes de forma acolhedora e profissional.

Com amostras de vegetações cultivadas pelas nossas famílias parceiras, óleos finalizados, provadores gratuitos, exibição do Pitch institucional(linkar o vídeo aqui!) com informações dinâmicas e ilustrativas das etapas de produção, transmitindo a essência da Rede Aromas, além de banners explicativos sobre nossa missão, as famílias que compõem a rede e seus modos de produção, o stand se destacou como um ponto atrativo do evento.

O espaço foi pensado para ir além da função expositiva: tornou-se área de interação, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre as iniciativas da Rede Aromas, esclarecer dúvidas, trocar experiências, conhecimentos e estabelecer conexões.

Cada detalhe foi idealizado para criar um ambiente convidativo e informativo, que representasse a Rede e promovesse a aproximação com o público, possibilitando o compartilhamento de ideias e a construção de novas parcerias.


